Centrada na produção de cereais e do vinho, a agricultura da primeira metade do século XVIII era ainda bastante atrasada. Para além do arcaísmo das técnicas agrícolas, em que ainda se utilizavam instrumentos de madeira(só as pontas eram de ferro) e o sistema de pousio, também o regime de propriedade dificultava os investimentos na agricultura e não era compensador.
Ao concentrar a posse da terra nas mãos do rei, da nobreza e do clero, o regime de propriedade fomentava o absentismo dos seus proprietários. Por outro lado, a organização territorial em senhorios fazia com que os camponeses estivessem sujeitos a pesados tributos, o que desmotivava qualquer esforço em ordem a uma maior produtividade.
Vivendo de uma agricultura tecnicamente atrasada, as populações europeias estavam sujeitas aos efeitos dos maus anos agrícolas. As crises cerealíferas daí resultantes originavam, por sua vez, as fomes e as quebras demográficas típicas da sociedade de Antigo Regime.
1 comment:
christian louboutin shoes
jordans
mlb jerseys
nike off white
michael kors handbags
michael kors purses
air jordan
yeezy boost 350 v2
hermes handbags
off white nike
Post a Comment