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Metas de Aprendizagem

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Lisboa, séc XVI


 Compreender as transformações decorrentes do comércio à escala mundial

1. Caracterizar as grandes rotas do comércio mundial do século XVI.
2. Avaliar as consequências do comércio intercontinental no quotidiano e nos consumos mundiais.
3. Descrever a dinamização dos centros económicos europeus decorrente da mundialização da economia.
4. Explicar as diferentes formas de ocupação, colonização e administração dos territórios portugueses no Atlântico e no Oriente

Compreender os séculos XV e XVI como período de ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades

1. Identificar, no âmbito de processos de colonização, fenómenos de intercâmbio, aculturação e assimilação.
2. Caracterizar a escravatura nos séculos XV e XVI e as atitudes dos europeus face a negros e índios. 4. Constatar a permanência e a universalidade de valores e atitudes racistas até à atualidade.

Conhecer o processo de união dos impérios peninsulares e a Restauração da Independência portuguesas em 1640

1.Indicar os motivos da crise do Império português a partir da segunda metade do século XVI.
2. Explicar a ascensão económica e colonial da Europa do Norte e relacionar  essa  ascensão com a crise do Império espanhol e as suas repercussões em Portugal.
3. Descrever os fatores que estiveram na origem da perda de independência portuguesa em 1580 e da concretização de uma monarquia dual.
4. Relacionar o incumprimento das promessas feitas por Filipe I, nas cortes de Tomar, pelos seus sucessores com o crescente descontentamento dos vários grupos sociais portugueses.
5. Descrever os principais acontecimentos da Restauração da independência de Portugal no 1.º de Dezembro de 1640.

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