Thursday

Perguntas & Respostas

[728px-Eugène_Delacroix_-_La_liberté_guidant_le_peuple.jpg]

A Liberdade Guiando O Povo
Eugene Delacroix

P. Quais os motivos de descontentamento dos colonos americanos face à administração bri­tânica?
R. Os motivos foram: o regime de exclusivo im­posto pela Inglaterra, os impostos sobre o chá, o açúcar e o papel selado, a presença de um exército britânico financiado pelos colonos e as restrições ao fabrico de certos produtos e à co­lonização a leste do Mississipi.

P. Qual o papel de George Washington na luta pela liberdade das colónias?
R. George Washington era o comandante – chefe do exército americano.

P. Quais os ideais iluministas consagrados na Constituição Americana?
R. Os ideais iluministas que estão presentes na Constituição Americana são: a divisão tripartida dos poderes, a soberania da Nação expressa através do voto, a liberdade, etc.

P. Quais as características mais marcantes da sociedade francesa do Antigo Regime?
R. Grandes desigualdades sociais entre as ordens pri­vilegiadas (clero e nobreza) e as não privilegiadas (terceiro estado). Sobre o terceiro estado pesava a obrigação de sustentar a sociedade e pagar im­postos. A burguesia, pertencente a este estado, mas muito mais rica do que a generalidade dos seus restantes membros, via bloqueada a possibili­dade de realizar as suas aspirações políticas.

P. Qual o acontecimento que desencadeou a Revolução Francesa?
R. Após a abertura dos Estados Gerais, não se che­gou a acordo quanto ao método de votação. O terceiro estado defendia o voto por cabeça mas o clero e a nobreza defendiam o tradicional voto por ordem. Os representantes do terceiro estado acabaram por constituir-se em Assembleia Nacio­nal com o propósito de elaborar uma Constitui­ção. Depois, os acontecimentos precipitaram-se.

P. Como chegou Napoleão ao Poder?
R. Em 1799, o general Napoleão Bonaparte lide­rou um golpe de estado e instaurou um novo regime, o Consulado.

P. Quais foram as principais conquistas da Re­volução Francesa?
R. A defesa de princípios como: a soberania da Na­ção, expressa através do voto dos cidadãos; a igualdade de direitos; a liberdade individual; o respeito pela propriedade; a livre concorrência; etc.

No comments: